Comer pouco ou comer certo??!


Pessoas,

Primeiro quero agradecer as manifestações de carinho e incentivo, aqui no blog e no FB. OBRIGADA!
Estamos só no começo, ainda há muito pela frente! Sigamos!!

Essa semana iniciei a dieta do meu Nutricionista Esportivo, que também é Educador Físico, quero compartilhar com vocês as particularidades.



Meu Nutricionista, Amir, e sua dieta seguem uma linha de que tudo o que precisamos está contido nos alimentos e é exatamente assim que quero que seja, um emagrecimento natural, sem medicação e com muito esforço. A dieta é bem fácil de ser seguida, basta comprometimento, e isso temos de sobra não é mesmo?

Minha dieta possui oito refeições, iniciando às 5h30 da manhã até as 22h. Sete delas são contempladas com uma fruta, inclusive na hora do almoço. Essas horas são divididas de 2h em 2h, no máximo 2h30. Além da quantidade de frutas, outros alimentos incorporados foram castanhas, leite se soja, geléia – queensberry, e ahh pão francês e arroz branco!!

A verdade é que todos sabemos o que precisamos comer, mas entendi que isso não basta, temos que comer o alimento certo na hora certa, a hora que nosso corpo precisa dele. E isso, só um profissional pra ajudar. Eu já tinha consultado alguns nutricionistas, mas um nutricionista esportivo tem um foco diferente dos demais, ele cuida da sua alimentação conforme o funcionamento do seu corpo e as necessidades dos exercícios. Inclui alimentos termogênicos, alimentos ricos em fibras, em proteínas, aminoácidos entre outros.

Além de todas as vantagens, foi maravilhoso encontrar dois profissionais em um, o fato de ele ser Educador Físico foi fundamental, pois conseguiu me orientar em relação aos meus treinos na academia.

Eu, como várias pessoas, enlouquecida querendo emagrecer logo e aproveitar as primeiras fases, onde emagrecemos com mais facilidade, corri pra academia e apostei toda a minha energia, literalmente!! Treinando 2h todos os dias, comendo pouco, me sentia esgotada, e o trabalho, os cuidados com a casa e com o maridinho, estavam em débito!

O Amir mudou meu treino para; spinning três vezes na semana e musculação quatro, qual o motivo? Lembra do post – Massa magra - a melhor de todas!!?? Veja.
Ficou assim:

Horário
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
6 às 7h
20min. Esteira
Musculação

Musculação
20min. Esteira
7 às 8h
Musculação
Spinning
Spinning
Spinning
Musculação

Nos dias em que faço só musculação, faço 20 minutos de esteira. Inclusive essa semana comecei a correr na esteira, bem pouco, mas é do 1 que se começa a contar não é?


Então, hoje já sinto os resultados da mudança. Sinto-me muito melhor, comendo mais e adequadamente, minha energia voltou completamente, até consigo aproveitar melhor os exercícios.

E assim como a energia de volta, recuperei a evolução na balança, depois de 3 semanas sem eliminar nenhuma grama, essa semana fui mais feliz. Foram 1,5kg. E para quem vem perdendo peso como eu, é bastante coisa.

Algumas pessoas me pedem dicas de como começar, e eu realmente não me sinto qualificada para responder, mas pensando em compartilhar a experiência e quem sabe ajudar alguém, posso dizer, por experiência própria que, se você quer eliminar o problema do peso da sua vida e iniciar essa luta, tem que se olhar de frente no espelho, parar de evitar assuntos relacionados a isso, parar de se enganar e entender os reais motivos que te fazem comer em excesso e uma coisa super importante, cercar-se desse assunto.

Compartilho o que já foi compartilhado comigo, o que já ouvi e li por aí e vem dando certo comigo, mas advirto, emagrecimento tem um preço físico, emocional e financeiro, são necessários investimentos em todos os níveis, inclusive em acessórios e boa alimentação.

Atenção:

  • Nunca pule refeições, comer emagrece e mantém seu metabolismo acelerado.
  • Beba muita água, eu bebo em torno de 3,4 litros por dia.
  • Procure um esporte ou aula que goste, eu encontrei o spinning e quero aprender a nadar em breve!
  • Assine revistas que falem do assunto, assinei Boa forma e Womens helth, são revistas mensais e quando elas chegam te animam com mais informações sobre saúde.
  • Matricule-se em uma academia. Caminhar no parque, pular corda, dão certo, mas exigem muito mais disciplina, para quem está começando melhor participar das aulas em grupo.
  • Não tenha vergonha de participar das aulas, eu achava que não conseguiria fazer a aula de spinning, que passaria vergonha, mas não desisti, e hoje sou uma das alunas mais freqüentes. E no final das contas ninguém mais importa, só você!!
  • Marque consultas com endocrinologista, nutricionista, e em alguns casos psicólogo. Quanto mais acompanhamento você tiver, mais opiniões qualificadas e voltadas para o seu caso,  vai se sentir mais segura de que está fazendo a coisa certa!
  • Invista em um tênis novo, roupas de academia, como diz minha amiga Sue, você tem que caminhar em direção a academia como uma diva na passarela, tem que se sentir bem.
  • Invista em um frequencimentro cardíaco, ele vai marcar seus batimentos, quantidade de calorias gastas, zona de emagrecimento entre outras coisas.
  • Tenha uma lancheira, e prepare seu lanche todos os dias para levar para o trabalho. Veja.
  • Se houver possibilidade utilize de tecnologia, aplicativos, para programar seu dia, para te lembrar de comer, beber água, registrar os alimentos e a evolução do seu emagrecimento.
  • Cerque-se de pessoas com o mesmo objetivo, leia e assista vídeos motivacionais.

Vale a pena todo o investimento, quando os resultados surgem, não há dinheiro que pague!

Que tal se listarem coisas que vocês fazem para emagrecer ou manter o peso e que dão aquela força!
Espero ter ajudado com esse post!
Bjus

3 comentários:

Denise Albuquerque disse...

Norinha, fico tão feliz com o seu progresso. Sei que vc está se empenhando muito e tenho certeza do seu sucesso. Vc tem razão, é preciso muito comprometimento e muita disciplina. E isso não está te faltando. As suas dicas são sempre ótimas. Continuamos aguardando-as cada semana. Valeu!!!!!!!!!!!

Sue Ellen disse...

Terminei de ler esse post com um sorrisão no rosto. É tão bom ler essas novidades tao boas! Melhor ainda é ver o tamanho do seu aprendizado, da sua força de vontade e do seu comprometimento com seu objetivo. Nunca cansarei de lhe dizer: VC É O MEU ORGULHO. Um beijo, linda guerreira!

Dilamar disse...

Miga linda, 1,5kg, uau!! Parabéns!!! Já já vc vai dar aulas de nutrição!!! Vc sempre foi linda, mas tá com um brilho especial. Torcendo por vitórias cada vez maiores. Bjinho..