Na medida!

E aí?? Vamos começar o ano na medida??
Nessa nova fase da minha vida, vivo um paradoxo. Enquanto antes tudo era desregrado, desmedido e livre, hoje busco a liberdade por outros caminhos, o das regras e medidas. Para isso venho me equipando, meu guarda roupas ganhou roupas de malhar, minha sapateira ganhou tênis novos, meu Ipod ganhou músicas novas, meu Iphone aplicativos que lembram de beber água, a hora certa de comer e contam calorias, assinei revistas que falam de saúde e exercícios. Mas e a minha cozinha?? 

É bem verdade que tenho uma quedinha, ou melhor, quedona por acessórios, utensílios domésticos, adoro a delicadeza e a criatividade dessa sessão, e venho incrementado aos poucos para atender minhas receitas que estão cada vez mais regradas.

No mercado encontramos vários tipos de medidores, veja exemplos:
 Medida em colheres
 Esse é sensacional, macarrão para a quantidade certa de pessoas

Medida em gramas

Medida em ml

Vejam os que equipam minha cozinha:



 Medidores Matrioskas, comprei no MoMA em NYC - mede copos!

A Matrioska maior mede na parte superior 1 copo
Na parte inferior 3/4

Esse é um coringa, mede quase tudo, todo mundo tem que ter!

 Esse medidor em vidro, mede em ml

Esse são bacanas, também medem em ml, mas o que me interessou foi que o menor é exatamente a quantidade de arroz que comia no spa. 

Percebam que preciso de um medidor em colheres, né? Por isso enquanto escrevia esse post, comprei na net esse aqui!! lindinhos!!

Agora quero uma balança culinária digital, pra que? Pra usar, pra ter, principalmente para tê-la olhando pra mim quando eu sentir vontade de comer mais do que posso! 
Agora, quer saber o utensílio que gostaria que fosse inventado? 
Uma espécie de termômetro que quando colocado em contato com o alimento calculasse a quantidade exata de calorias, colesterol, gordura trans e por aí vai!! Se alguém souber da existência, me avisa!!

Pra facilitar a minha e a sua vida, fiz uma pesquisa pela internet e descobri a equivalência de algumas medidas comumente utilizadas na culinária.

AÇÚCAR
1 xícara = 160g
1 colher de sopa = 10g
1 colher de chá = 3,5g
FARINHA DE TRIGO
1 xícara = 120g
1 colher de sopa = 7,5g
1 colher de chá = 2,5g
MANTEIGA/MARGARINA
1 xícara = 200g
1 colher de sopa = 12g
1 colher de chá = 4g
ACHOCOLATADO EM PÓ
1 xícara = 90g
1 colher de sopa = 6g
1 colher de chá = 2g
LÍQUIDOS
1 xícara = 240ml
1 copo americano = 250ml
1 colher de sopa = 15ml
1 colher de chá = 5ml
ARROZ
1 xícara = 200g
AMÊNDOAS, NOZES ou CASTANHAS
1 xícara = 140g
AVEIA
1 xicara = 80g
1 colher de sopa = 5g
1 colher de chá = 1,5g
COCO RALADO
1 xícara = 80g
1 colher de sopa = 5g
1 colher de chá = 1,5g
FARINHA DE MANDIOCA
1 xícara = 150g
1 colher de sopa = 9g
1 colher de chá = 3g
FARINHA DE ROSCA
1 xícara = 80g
1 colher de sopa = 5g
1 colher de chá = 1,5g
FUBÁ
1 xícara = 120g
1 colher de sopa = 7,5g
1 colher de chá = 2,5g
AMIDO DE MILHO
1 xícara = 150g
1 colher de sopa = 9g
1 colher de chá = 3g
FERMENTO EM PÓ
1 colher de chá (cheia) = 10g

E aí?? Tá prontinha pra cozinhar na medida certa???


bjks

2 comentários:

Tathyana disse...

Amiga, vamos combinar de fazer comdinhas saudáveis? Aqui em casa todos estão na medida, o Diogo topou entrar tmb? Bjssss

Bruna disse...

Oi Tathy,

Com certeza, eu e Diogo estamos no ritmo!!
Estou fazendo várias comidinhas saudáveis, podemos combinar um dia e cozinhar coisas deliciosas sem culpa!!

Que bom que estamos todos em busca de uma vida melhor!!
bju