Massa magra, a melhor de todas!!


Olá meu povo!!

Agora que as festas passaram, janeiro já começou, quem estava em férias já está retornando, é hora de correr atrás do prejuízo!
Esse ano quero escrever, ou melhor, será inevitável, escrever sobre alimentação, cuidados com o corpo, com beleza e principalmente com a saúde, entre outras coisinhas que amo.

Mas olha minha gente, eu sou psicóloga, e não nutricionista, endocrinologista nem educadora física. São esses profissionais que você deve procurar para auxiliar no seu processo de emagrecimento.

Aqui no blog, vou falar do meu processo de emagrecimento, o que venho aprendendo, como venho obtendo êxito e dicas de emagrecimento que vem funcionando comigo!!

É necessário saber que nada é tão simples como parece: desenvolver novos hábitos saudáveis demora e exige muita paciência e disciplina.

Certamente em algum momento você não vai perder todo o peso que gostaria e isso vai gerar desânimo e você pode pensar em desistir. 

Eu mesma não tenho idéia de quantas vezes desisti de uma dieta, e nem sei quantas vezes me matriculei em uma academia e só fui no primeiro mês e nem todos os dias. Mas aprendi uma coisa no SPA e quero compartilhar com vocês!

Primeiro: metabolismo basal é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso.

Segundo: Nossos músculos são como “indústrias” de metabolismo. Quanto mais músculos você tem mais acelerado é seu metabolismo, assim, mais energia ele gasta para te manter vivo. Ou seja, mais rápida é a perda de peso, aêeeee!

Terceiro: A taxa do seu metabolismo basal + o gasto calórico ocasionado por exercícios, somam seu gasto calórico diário.

Veja, existem pesquisas que vem demonstrado que o metabolismo basal, após doze semanas de treinamento com pesos, aumenta aproximadamente em 6%. Te ajuda a emagrecer.
Entretanto, neste mesmo período, caso você opte por fazer somente exercícios aeróbicos seu metabolismo basal sofrerá um decréscimo em torno de 2%. Você vai continuar emagrecendo, mas será mais lento.

Dessa forma, imagine:
Iniciou o ano e você iniciou uma dieta, se matricula na academia, começou a perder peso, aí veio o carnaval, quem sabe férias etc, e você desistiu. Veja, você perdeu peso, ele possivelmente era gordura e também músculo.

Você ficou um período sem se cuidar e engordou exatamente o mesmo peso que tinha perdido, mas aí eu te pergunto! Você ganhou gordura ou músculo?

Sim, minha amiga, você ganhou gordura! Ou seja, está melhor ou pior que no início do ano? PIOR!!!

Já percebeu que a cada processo de desistência fica mais difícil recomeçar? E cada vez se perde menos peso??

Lembra quando você era “novinha” e fazia dieta para entrar naquele vestido que queria usar no sábado? E hoje a dieta do vestido de casamento tem que começar bem antes né??

Pois é...
Cada vez que passamos por um processo de desistência, perdemos músculo, e entre outras coisas, é o músculo que acelera nosso metabolismo. Quando iniciamos novamente, temos mais gordura e menos músculo, ou seja, nosso metabolismo ficou mais lento. O que significa que perderemos peso mais lentamente e que precisamos dedicar um tempo a musculação para fortalecer e estimular nossos músculos.
E ainda segundo Poehlman and Melby, 1998, lutamos contra o tempo, pois a cada década de envelhecimento ocorra a diminuição de 2 a 3% no metabolismo basal, e isto é decorrente primariamente da perda de massa magra.
Perder muito peso de uma só vez não resolve! Pior, é ineficiente para quem quer mudar para sempre. Ninguém consegue manter uma carga muito alta de exercícios ou uma dieta muito restrita por muito tempo. No momento em que se para, todo o esforço é desperdiçado e você volta a ganhar peso. O grande segredo, é perceber que milagre não existe, não adianta ser radical, nem tomar o mais novo medicamento do mercado e muito menos achar que todos os quilos que você levou anos para adquirir serão eliminados em poucos meses.

O fato é que precisamos criar hábitos de alimentação e exercícios saudáveis e, principalmente, que sejam possíveis de serem mantidos PARA SEMPRE!

Assim, com um hábito novo por vez, tornar-se uma pessoa mais saudável! E mais magra - fica mais feliz. E ainda evita começar cada ano novo com uma nova dieta.
Bjus

Pessoas,



9 comentários:

Dilamar disse...

Adorei as informações. Vc tá um poço de sabedoria nesses assuntos. Compartilha mesmo, ajuda a gente também! Bjinho.. Força aé que tá bonito de ver..

Sue disse...

Que post mais sábio!!! Vou compartilhar com minhas amigas. Vc Ta mt de parabéns, sabia? Continuo dizendo q vc é meu orgulho. Beijoooooo

Denise Albuquerque disse...

OI Bruna,

Nesta matéria a gente está sempre aprendendo. Gostei muito das dicas. É bom a gente se lembrar delas de vez "em sempre". Mantenha-nos conectadas e nos dando força pra seguirmos em frente com nossos desafios, nossas promessas de começo de ano e um de nossos maiores desejos: perder peso.rsrsrsrs

Renata Valio Freire disse...

Adorei!!! Você não imagina a força que tem me dado para eu conseguir mudar meus hábitos de alimentação!
Obrigada amiga!!!
Beijos

Bruna disse...

Renata, meus olhos se encheram de lágrimas lendo seu comentário...
Sou eu quem busca inspiração todos os dias, e esse espaço tem me ajudado bastante a me manter firme e buscar meus sonhos!!
Você não imagina a força que me deu agora!!!
Continue me visitando, prometo que tentarei postar coisas que nos faça lembrar todos os dias, que somos capazes de viver mais conscientes e felizes!!!

OBRIGADA!!!

Bruna disse...

Di, que saudade de vc amiga!!

Você viu?? kkkkkkkk tô tentando amiga...
bjus

Bruna disse...

Sue,
Tô adorando sua participação aqui!! Delícia!
Sou tão grata pelas suas palavras de incentivo, mas vc sabe que é vc o meu orgulho!!!!
bjks

Ahhh um dia desses vc podia escrever um post pra nós!!??
bj

Bruna disse...

Sogrinha,

Que bom que você gostou!! Mas pode ter certeza que o que escrevo aqui ajuda primeiro a mim...

Obrigada pelo carinho de sempre!!

bj

Halina disse...

Adorei!! Busco tanto esta massa magra que as vezes me esqueço das atitudes simples que podemos tomar para viver melhor e com muita saúde! Mas é preciso ter paciência e controle!!!! Esses doces das fotos me deram uma fome! Xó pensamentos engordativos!! kkkkkk
Obrigada Bruna!!!