Batata-doce, o carboidrato do atleta


Oi pessoas lindas!!

Olha hoje é dia de comidinha gostosa, mas saudável!!
Fiz essa receita que encontrei em uma revista chamada Receita Minuto Light e resolvi compartilhar com vocês!!
A receita é bem simples, ridiculamente fácil e saborosa!
Tenho que dar destaque a um elemento essencial da receita e que é altamente recomendado para quem está focado nos exercícios, a batata-doce, também conhecida como o carboidrato do atleta!

O sucesso desse tubérculo se deve ao seu baixo índice glicêmico (IG). Este índice indica a velocidade com que o açúcar (glicose) vai parar na circulação assim que comemos algo, sendo que quanto mais baixo, melhor.

Alimentos com baixo IG liberam energia mais lentamente, o que faz com que o pique para o treino seja mantido por mais tempo. O oposto ocorre quando são consumidos alimentos de alto IG, como pão branco ou doces, que fazem o açúcar entrar depressa no corpo. Só que ele também sai rapidinho. Daí o rendimento do treino cai e a fome aparece antes da hora.

O Índice glicêmico da batata-doce é 44, baixo comparando-se com a batata inglesa (129), o arroz branco (87) ou com o pão branco (100). Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia, e principalmente, entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento.

Então, se você treina pela manhã como eu, que tal incluir uma rodela de batata-doce no seu café? E se treina a noite, como a maioria das pessoas fica fácil incluí-la no lanche ou jantar.

Além do IG favorável, a batata-doce possui alta taxa de vitamina A, vitaminas do complexo B e cálcio, ferro, potássio, fósforo e vitamina C. As batatas-doces também são mais ricas em ferro e possuem cinco vezes mais cálcio que a batata inglesa, por exemplo. Viu quanta vantagem?

Mas observe, a cada 100 gramas de batata-doce você vai ingerir 116 calorias, 1,16 gramas de proteínas, 30,10 gramas de carboidratos e 0,32 gramas de lipídios. Então perceba que ela é bastante calórica e essas calorias tem que ser gastas durante o dia ou em um treino como fazem os atletas.

Gente, depois de tanta informação, vamos à receitinha??
Olha, a receita é muito boa, mas fiz modificações. A receita original acrescenta farinha de trigo e requeijão ao recheio, contém 190cal por porção, achei esses ingredientes desnecessários. Ou seja, minha receita emagreceu um pouquinho.

Escondidinho de batata doce e frango

Ingredientes:
500g de batata-doce
1 clara de ovo
1/4 copo de leite desnatado
400g de peito de frango desfiado
1 tomate
1 cebola
Alho
Milho
Ervilha
Molho de tomate
Salsa
Sal
Pimenta do reino
Parmesão light

Preparo:

Cozinhe a batata-doce na panela de pressão, preferencialmente com a casca para evitar perder os nutrientes e sabor. Após o cozimento, amasse e faça um purê com a clara, o leite desnatado e o sal, reserve.
Cozinhe o frango já temperado a gosto e desfie. Acrescente o tomate, a cebola, o milho, a ervilha, o molho de tomate só pra dar cor e por ultimo a salsa.
Monte o escondidinho fazendo uma camada de batata e uma de frango, cubra com o restante da batata. Polvilhe o parmesão só o suficiente para gratinar.



Ficou muito bom!! E o mais importante, um alimento de alta qualidade!
Aproveitem!
bjus

2 comentários:

Diogo disse...

Estava uma delícia! E ainda almocei ele uns três dias ..rsrs

Sue Ellen disse...

Eu AMO essas receitinhas leves que vc posta, amiga. Essa de hoje me deu água na boca. Assim q voltar a treinar, vou fazer!!! Ja anotei no meu caderninho. Xero!