Lembranças de um Natal

O Natal chegou com todos os seus encantos!!



Quando eu era criança, criançinha mesmo, antes dos quatro anos de idade, eu morava com os meus avós paternos em um lugar muito simples, na zona rural do interior do estado de Rondônia. Apesar de muitas pessoas acharem que não é possível ter lembranças de uma época tão remota, eu me lembro que lá não comemorávamos o Natal, nem nenhuma outra data como páscoa, dia das crianças e aniversário!

Depois que meu pai se casou, e com toda a influência da cultura alemã, descendência da minha madrasta, passamos a comemorar todas as datas possíveis. O que pra uma criança como eu era, foi uma surpresa após a outra.

Os primeiros anos foram ótimos nesse sentido, e é deles que gosto de lembrar!! Lembro-me da fantasia de havaiana no carnaval e das serpentinas e confetes, das purpurinas e lantejoulas.

Lembro da primeira páscoa, de pintar ovos de galinha com papel crepom e enche-los de amendoim açucarado, de fazer em uma cestinha o ninho do coelhinho, das pegadas com farinha. E ainda como poderiam existir ovos imensos de puro chocolate?

Lembro do meu aniversário de 5 anos, o único em que realmente tive festa, e foi perfeito pra mim, minha festa da Moranguinho!!!

Mas, a lembrança que mais gosto e guardo com todo o carinho é o Natal!!
Uma árvore incomum pra mim, um pinheiro de verdade, com bolas brilhantes, coloridas e decoradas, umas com mais de uma cor, aquelas bolas antigas eram lindas, sextavadas, em forma de gota, lembro de segurar uma na mão e senti-la tão leve que a derrubei e ela se quebrou em mil pedacinhos colorindo o chão. Lembro-me das músicas e da louça especial sobre a mesa, e dos alimentos decorados cuidadosamente para aquela noite que tinha um clima tão singular. O peru inteiro, com fios de ovos e cerejas... ah cerejas, meu mais novo alimento favorito naquela época, o arroz com passas e farofa com frutas cristalizadas, as sobremesas geladas e de todas as cores!! E as luzes? Encantam qualquer criança!!
E além de tudo isso, toda essa comemoração, cada pessoa ainda ganhava um presente. Lembro do meu primeiro presente de Natal como se fosse hoje, ganhei uma bonequinha com um vestidinho azul, que tinha uma mamadeira, quando dávamos a mamadeira com água pra ela, ela fazia xixi!! E assim foram as férias de janeiro, brincando continuamente com essa bonequinha do xixi!

Aquele ano foi mágico, os anos seguintes não foram iguais, e até hoje enfeito a minha casa com toda a esperança de sentir aquela renovação novamente. Acho que esse Natal de amor e novidade ainda virá, quando nossos filhos estiverem aqui conosco!
Enquanto isso as luzes do Natal, iluminam nossos caminhos para dias cada vez melhores!!

Porta
Árvore
Detalhes da árvore



Decoração

Sala

Presentes desse ano
Lavabo
Corredor
Escritório
Cozinha


Desejo que todos nós tenhamos um Natal lindo e que por algum momento possamos enxergar as festas pelos olhos de uma criança!

4 comentários:

Tathyana disse...

Que lindo amiga. Essas lembranças são as mais especiais e que ficam no nosso coração. Imagina quando vc tiver uma pequeninha ou um pequeninho pra compartilhar esses momentos mágicos? Vai ser incrível.

Bjsssss

Dilamar disse...

Miga, post lindo!!! Que venham muitos Natais, cada vez mais iluminados e mais felizes. A casa tá linda, a sua cara!!! Bjinho..

Bruna disse...

Ei Tathy, vai ser incrível não vai??

Vivo ansiosa por esse momento!!

bjus amiga querida!!

Bruna disse...

Di,

Bom ter você por aqui!!

Obrigada amiga, desejo o mesmo em dobro pra vocês!!
bj